sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eco fralda

Hoje quando recebi um email de uma amiga fiquei muito curiosa em saber logo do que se tratava.. Eco fralda??? pensei..ai Deus o que estão inventando para os pobres bebês mas a proposta nao é inventar mas sim aperfeiçoar o que muitas mães no passado usaram quando ainda não existia a indústria de fraldas descartaveis.

As novas fraldas de pano são megamodernas e lindas e vem com fecho de velcro e estampas fofas, eu entre no site Babyslings e no site www.fraldabonita.com.br para saber mais a respeito. Achei a proposta interessante..só que se tratando do número 2..se é que me entendem..não sei se encararia não. Mas segue abaixo depoimento de uma usuária.

" A onda começou quando a bebê era recém-nascida e eu não me conformava com o tanto de fraldas descartáveis que jogava no lixo todo dia. Foi aí que uma amiga me passou o link do Babyslings. A dona da página é a Bettina Lauterbach, gaúcha de Gramado que faz as fraldinhas com forros, estampas e tudo o mais (tem também absorventes nessa batida). A princípio, ela me aconselhou a encomendar seis fraldinhas de pano e fazer o teste. Quando o pacotinho chegou eu delirei: elas são muito bonitinhas. E, conforme você vai usando, vão ficando mais absorventes. Detalhe: a Alice nunca assou. E eu não uso pomadas para assadura. Encomendei fraldinhas P, depois M e, recentemente, mandei vir um estoque de G. Doze delas são suficientes para manter o bebê sequinho e trocá-lo de duas em duas, ou de três em três horas. Para dormir, uso a descartável, confesso, que dura a noite toda. Mas eu e a nenê ficamos muito mais felizes em saber que, além de economizar uma grana, estamos deixando o planeta menos imundo. Deem uma olhada nesses números, reflitam um pouquinho e façam a experiência. Vale muito! A Alice faz até cara feia quando me vê com uma fralda descartável na mão. E não tem grandes mistérios pra lavar, não: é só deixar de molho com um pouquinho de sabão de coco líquido e depois dar uma batidinha na máquina, com um pouquinho de vinagre (que faz com que o tecido fique mais absorvente!). "

Depoimento e texto retirado do blog http://revistatpm.uol.com.br/blogs/armazen

Atenção aos números :

- Nos primeiros dois anos de vida, uma criança usa cerca de 5.500 fraldas descartáveis. Em vez disso, poderia usar cerca de 60 de pano.

- Cerca de cinco árvores são abatidas para 5.500 fraldas descartáveis.

- Um bilhão de árvores são usadas para as bundinhas dos nenês, no mundo, por ano, para suprir a indústria de fraldas descartáveis.

- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)

- Uma fralda descartável demora, em média, 450 anos para se decompor nos lixões do planeta.




A natureza agradece.
Foto: Reprodução
Colaborou: Evelyn Luise

Nenhum comentário: